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Review - Cyberpunk 2077

Eduardo Soares
Gamertag:eduscxbox
Dificuldade:Normal
Plataforma:Xbox Series S
Data da gameplay:
Duração da gameplay:
Total Jogado:
9

Cyberpunk 2077 lançou em meio a várias críticas de usuários e jornalistas pelos muitos problemas de performance, bugs e promessas não cumpridas, mas hoje, eu gostaria de trazer uma nova perspectiva nessa review.

Durante o período de anúncios de Cyberpunk, antes do lançamento do jogo, eu não estava no hype pelo game. Tinha visto ele na E3 do Xbox, e apesar de parecer bem legal, não era algo que me chamava a atenção, mas logo depois do lançamento, uma chuva de artigos e vídeos a respeito do jogo começou a surgir, e infelizmente, não por bons motivos. Independente disso, de tanto ouvir falar do jogo, ele acabou capturando minha atenção e acabei comprando.

Eu cheguei em Cyberpunk 2077 sem saber o que esperar, não tinha acompanhado o processo de desenvolvimento do jogo, e por isso não tinha uma base do que havia sido anunciado e do que eu estava jogando.

Eu estava em um mundo aberto com uma temática diferente do que eu costumava jogar e aos poucos eu fui aprendendo e me aprofundando nas mecânicas e na história do jogo.

Nessa review eu vou cobrir tudo que experimentei sobre a História, Serviços, Trabalhos secundários, Bugs e muito mais.

Atenção

Todo conteúdo deste vídeo foi gravado diretamente no console e representam a qualidade do jogo na época das gravações que ocorreram entre dezembro de 2020 e agosto de 2021 e vão dá versão 1.0 até a 1.2 do jogo.

História

Vamos começar a nossa review de hoje analisando um pouco da história do jogo. A história de Cyberpunk 2077 gira em torno do protagonista que se chama V, que pode ser tanto um homem, quanto uma mulher, dependendo da escolha do usuário.

A história é em sua maior parte linear e apesar de oferecer múltiplos diálogos e escolhas aos jogadores, na maioria das vezes essa escolha tem pouco ou nenhum impacto na narrativa. Algumas escolhas causam um leve desvio na história, ou mesmo favorece um ou outro NPCs com quem você se relaciona, mas não demora muito e o jogo te coloca de volta na linearidade da história.

Existem poucos momentos do jogo em que suas escolhas têm um peso real na história. Um desses poucos momentos envolve uma conquista, que falaremos em um outro momento, e o outro tem conexão com a missão final do jogo, que pode mudar totalmente dependendo de uma única escolha feita pelo jogador.

Por falar em fim de jogo, Cyberpunk 2077 oferece múltiplos finais possíveis ao jogador, sendo 2 deles disponíveis concluindo apenas as missões principais. Alguns finais vão dar um pouco mais de trabalho, e requerem que o jogador complete uma série específica de missões secundárias para que fiquem disponíveis. O jogo também possui um final secreto que depende de uma série de interações corretas com um dos personagens que te acompanha no jogo. É necessário atingir um nível de 75% de relacionamento com esse personagem para essa opção de final aparecer.

Em resumo, a história de Cyberpunk 2077 é bem fechadinha, sem furos de roteiro ou partes em aberto, porém, é bastante linear. Pra quem estava esperando uma pegada mais RPG com forte influência das suas escolhas na história pode acabar se decepcionando.

Mas nem só de história vive um jogo e agora vamos falar de uma parte muito importante, aquilo que faz do jogo um jogo, sua gameplay.

Gameplay

Se por um lado a história pode deixar a desejar no quesito RPG, a gameplay implementa alguns recursos do gênero, como um sistema de nível, atributos e habilidades.

Cyberpunk 2077 oferece 5 atributos que podem ser evoluídos durante o jogo, cada um desses atributos possuem uma série de habilidades que são evoluídas conforme você executa ações relacionadas a elas no jogo. Além disso, o jogo conta com uma árvore de habilidades que melhoram sua performance nessas ações e até mesmo geram mais XP quando ações relacionadas são executadas.

Os 5 atributos disponíveis são: Corpo, Reflexos, Habilidade Técnica, Inteligência e Moral.

Vamos ver em mais detalhes dois desses atributos: Corpo e Inteligência, os demais vocês podem conferir no link da descrição.

  • 3 Pontos de vigor
  • Aumenta o dano com punhos e braços de gorila em 3
  • Aumenta dano com armas corpo a corpo em 1,5%
  • Reduz a penalidade de movimento ao imobilizar um inimigo ou usar uma submetralhadora em 6%
  • Aumenta a velocidade de movimento durante a imobilização de um inimigo e a duração da imobilização 5s

As Habilidades relacionadas ao atributo corpo são as seguintes:

                Atletismo: Aprimora sua habilidade de realizar proezas físicas, como corrida, natação e imobilização de inimigos, utilizando-os como escudos humanos em combate.

                Aniquilação: Melhora a proficiência com escopetas, submetralhadoras e metralhadoras, além de permitir que você desmembre inimigos.

                Briguento: Aprimora a proficiência em combates próximos com armas contundentes ou desarmado.

Reflexos: Os reflexos determinam a sua manobrabilidade. Além de aumentar a velocidade de movimento em geral, cada nível de reflexo melhora os seguintes pontos:

  • Aumenta a evasão passiva de ataques de inimigos em 1%
  • Aumenta a chance de acerto crítico em 1%
  • Aumenta o dano com lâminas Louva-a-deus em 3

      Assalto: Aumenta a eficácia com todos os tipos de fuzis e submetralhadoras.

                Pistolas: Aumenta a eficácia com pistolas e revólveres em combate.

                Lâminas: Aumenta a proficiência com todas as armas de lâmina.

Habilidade técnica: A habilidade técnica representa o seu conhecimento técnico. Ele permite que você desbloqueie portas e use armas tecnológicas. Cada nível aumenta a sua armadura em 5%.

      Criação: Permite criar e melhorar itens com componentes

                Engenharia: Aumenta a eficácia com granadas e armas tecnológicas.

Inteligência: Inteligência determina sua capacidade de trilha-rede. Cada nível de inteligência concede as seguintes melhorias:

  • Aumenta a capacidade de RAM do ciberdeque em 4%
  • Aumenta o dano de hacks rápidos em 0,5%
  • Aumenta a duração dos hacks rápidos em 1%

                Protocolo de invasão: Melhora a proficiência com Protocolo de Invasão e desbloqueia novos daemons.

                Hack Rápido: Melhora a eficácia com hacks rápidos.

Moral: Moral determina a resiliência, compostura e eficácia ao operar em furtividade. Cada nível de moral traz as seguintes melhorias:

  • Aumenta o dano de acerto crítico em 2%
  • Aumenta todas as resistências em 1%
  • Aumenta o dano de furtividade em 10%
  • Reduz a velocidade com que os inimigos detectam sua presença furtiva em 0,5%
  • Aumentano dano com monofios em 3

                Furtividade: Melhora sua habilidade de esgueirar pelos inimigos e eliminá-los silenciosamente.

                Sangue-frio: Permite manter a cabeça fria quando a chapa esquenta.

Além das mecânicas de RPG, o jogo oferece algumas diferentes formas de combate, como a utilização de facas e espadas, brigas desarmadas e combate com armas de fogo dos mais diferentes tipos. Com exceção de algumas missões onde o jogador deve usar alguma arma específica, o jogo te deixa abordar as missões da maneira que achar melhor. Algumas missões podem pedir que você a complete em modo furtivo. Muitas das vezes isso não é obrigatório, mas lembre-se que se cumprir a missão da forma que ela foi pedida as recompensas são maiores. Em Cyberpunk também é possível utilizar veículos, sejam eles comprados ou roubados. Night City é uma cidade bem grande e o uso de veículos é essencial para se locomover entre os vários distritos da cidade. O jogo oferece uma grande variedade de veículos com preços variados para compra, a maioria deles são carros, mas o jogo possui algumas motos também a disposição do jogador. Apesar de ser um jogo em primeira pessoa, o jogo te dá a opção de dirigir em terceira pessoa também, se assim você preferir, é uma boa pedida pra quem prefere dirigir vendo o carro.

Itens e Raridades

Em Cyberpunk é possível adquirir e encontrar todo tipo de itens, roupas, armas, cyberwares, hacks rápidos e uma infinidade de outras coisas. Esses itens possuem um grau de raridade que define o seu poder de fogo, qualidade e, em alguns casos, o nível necessário para utilizá-lo. Itens com grau de raridade épico ou lendário geralmente requerem um nível mais alto e as vezes requer até que algum atributo esteja em um nível específico. Em contrapartida, itens com grau de raridade comum podem ser usados praticamente sem restrições por qualquer jogador, mas a qualidade desses itens tende a ser mais baixa que os de grau de raridade maior, e no caso das armas, geralmente causam menos dano ou possuem menos características especiais, como aumento de chance de acerto crítico por exemplo.

Roupas

As roupas em cyberpunk, além de compor o visual de V, servem para compor a sua defesa. Cada peça de roupa agrega um valor a sua armadura, quanto melhor a roupa, mais alto o nível de defesa. Algumas roupas possuem até mesmo algumas características especiais como ser a prova de fogo ou de choque. O vestuário de V é tão importante quanto o equipamento que está carregando e faz toda a diferença quando o jogador tem que enfrentar inimigos mais fortes ou uma grande quantidade deles.  Cada peça de roupa possui um grau de raridade, e na maioria das vezes esse grau influencia diretamente na qualidade das roupas. Isso não significa que as defesas das roupas mais raras serão sempre melhores, mas indica que essa roupa pode ter alguma característica especial atribuída a ela.  Algumas peças de roupa possuem requisitos específicos que precisam ser atingidos para poderem ser usadas. Como um nível específico, ou algum atributo em um certo nível. Essas roupas aparecem com uma marcação em vermelho escrito “REQ” no inventário e ao selecioná-la é possível ver os requisitos necessários para usá-la.

Armas

As armas por sua vez oferecem um sistema parecido, onde cada arma possui algumas características. Uma das principais características é a quantidade de dano causada pela arma, quanto maior esse valor, melhor, principalmente se estiver jogando nos níveis mais altos do jogo. Algumas armas podem ter requisitos especiais e as vezes armas iguais e com o mesmo nível de raridade possuem características diferentes uma da outra. Por isso é bom ficar de olho nas características das armas antes de descartar itens duplicados. As armas também são afetadas pelos níveis de raridade e na grande maioria dos casos, quanto maior o nível, maior o dano.

Cyberware

Uma outra parte importante em cyberpunk 2077 são os cyberwares. Eles são peças cibernéticas que permitem melhorar ou até mesmo dar habilidades a V. Os cyberwares podem ser aplicados em várias áreas do corpo de V, incluindo os olhos, sistema nervoso, coração ou mesmo partes do cérebro. Cyberwares podem ser conseguidos tirando de inimigos derrotado ou encontrando em caixas espalhadas pela cidade ou em alguma missão. Mas a forma mais rápida de conseguir um Cyberware é ir até algum medicânico. Existem vários medicânicos espalhados por night city, e algumas peças são exclusivas de certos medicânicos. Os cyberwares, assim como todos os itens do jogo, possuem um nível de raridade que define a qualidade das peças. No caso dos cyberwares as limitações não se limitam ao uso do dispositivo, mas também as compras. Algumas peças só podem ser compradas se você tiver uma série de requisitos, entretanto, se você encontrar uma peça dessas com algum inimigo que você derrotou ela entrará no seu inventário, porém, só poderá ser equipada se você atender aos requisitos da peça.

Hacks Rápidos

Os Hacks rápidos são um dos tipos de cyberwares do jogo. Eles são especialmente uteis pra quem curte fazer stealth. O que eles fazem é dar habilidades extras ao jogador. Existem hacks para controlar maquinas, ativar granadas dos inimigos ou mesmo causar danos aos inimigos invadindo sua cibernética. A grande maioria das habilidades de hacks rápidos pode ser usadas há alguns metros de distância do inimigo, por isso sua utilidade em missões de stealth.

Inventário

O sistema de inventário de cyberpunk funciona de duas formas diferentes. Quando acessado através do menu mochila, é possível acessar itens equipáveis como roupas, armas de fogo ou espadas por exemplo. Já ao acessar pelo menu do inventário é possível ver todos os itens que você possui, incluindo cyberwares e peças de construção, que não aparecem nos menus filtrados. O inventário possui abas, e através delas é possível filtrar os tipos de itens que deseja visualizar. Você pode optar por ver apenas armas, ou apenas roupas, a escolha é sua. Dentro do inventário, ao selecionar um item, você pode ver uma breve descrição do item e mais detalhes sobre eles. No caso de armas é possível ver o dano e o número de disparos por segundo, nas roupas é possível ver o nível de proteção.

Trabalhos e Missões secundarias

Além das missões de história, Cyberpunk 2077 está repleto de missões secundárias e trabalhos que o jogador pode fazer. Essas missões não ficam todas disponíveis logo de cara, elas vão destravando aos poucos. Algumas missões e trabalhos secundários estão atreladas a missões de história, ou seja, elas só vão aparecer no mapa quando você completar certa parte da história. Geralmente isso ocorre para evitar spoilers da história, já que algumas missões secundárias fazem referência a eventos da história principal. Dentro da categoria de trabalhos existem dois tipos: Os trabalhos e trabalhos da NCPD. Os trabalhos se dividem em algumas categorias como assassinar alguém, ou roubar algo. Já nos trabalhos da NCPD você está ajudando a polícia de night city e as missões geralmente giram em torno de impedir alguma ação criminosa como roubo ou invasão de propriedade. É importante saber que algumas missões secundárias contêm itens necessários para quem quer fazer os 100% do jogo, portanto, fique de olho nisso antes de iniciar uma missão. Outra informação importante é sempre ter um save antes de iniciar uma missão, pois uma vez que você falha uma missão secundária, não é possível tentar novamente, ela vai ficar registrada para sempre como falha pra você.

Bugs e problemas variados

Agora que analisamos as mais variadas partes do jogo, vamos falar sobre os bugs e problemas encontrados. É importante saber que essa não vai ser uma lista de bugs e problemas reportados em Cyberpunk, mas sim os bugs e problemas que eu experimentei durante as minhas 140h de game play desse jogo no Xbox Series S. Então vamos aos problemas.

Quando o jogo ainda estava na versão 1.0 eu cheguei a experimentar crashes completos, ou seja, o jogo simplesmente fechava e voltava para a dashboard. Essa situação ocorreu comigo duas vezes com espaço de tempo bem distante uma da outra.

Ainda na versão 1.0 eu experimentei um bug onde uma missão não podia ser concluída pois um NPC ficava preso na área da missão, e como ele não conseguia sair e eu não podia mais entrar a missão não acabava, para resolver era necessário reiniciar o checkpoint e garantir que o NPC saísse junto com você. De acordo com a CDPR, esse problema foi corrigido no primeiro patch de atualização, mas não pude confirmar pois já tinha completado a missão quando o patch saiu.

Após o primeiro patch o que posso que confirmar é que não tive mais crashes do jogo. Durante todas as 140h os únicos dois crashes que tive foram esses relatados, mas isso não quer dizer que não experimentei mais bugs. Aqui vai uma lista de alguns problemas que encontrei, alguns deles vocês verão no vídeo, outros eu não consegui gravar. Vamos a lista:

  • Problema que fazia com que a personagem aparecesse sem roupa no menu após uma combinação de botões. A personagem aparecia normalmente com roupa no jogo, mas no menu as roupas não carregavam.
  • Carros que sumiam do nada. Esse problema ocorreu muitas vezes durante a minha gameplay. Em uma situação eu estava andando por uma pista em busca de um carro, mas era impossível alcançá-los, pois os carros que vinham na minha direção sumiam antes mesmo de chegarem até mim. Isso aconteceu várias vezes, em diversos pontos da cidade.
  • Semáforos flutuantes. Em um certo ponto da cidade é possível encontrar um semáforo flutuando, ele não tem um post segurando, é a penas uma luz quadrada flutuando.
    Ao chamar dois carros em uma sequência muito rápida pelo celular é possível que os dois apareçam um em cima do outro, fazendo com que o segundo carro seja arremessado para o auto e destrua o carro de baixo.
  • Em alguns momentos, foi possível ver carros caindo do céu
  • Algumas partes do cenário tem uma espécie de loop de animação. Ao destruir um poste por exemplo e voltar ao local é possível ver o poste caindo novamente, todas as vezes.
  • O loop também afeta inimigos. Se sair e voltar para o local antes dos inimigos reaparecerem é possível ver a animação do inimigo morrendo executar novamente. As vezes é possível perceber isso ainda durante a batalha. Enquanto você luta com outros inimigos, alguns mortos se levantam e caem novamente, as vezes por múltiplas vezes.
  • Os itens derrubados pelos inimigos também sofrem desse problema. Se você não pegar um item na hora que ele cai, é possível vê-lo caindo do céu novamente ao se afastar da área e retornar para o local.
  • É possível que o seu carro entre dentro do chão, entretanto, isso só aconteceu comigo uma vez e em uma área específica.
  • Em algumas partes das terras baldias é possível que a movimentação do seu personagem agarre ao tentar andar sobre áreas com lixo.
  • Em alguns momentos as sombras podem parecer estranhas ou em baixa definição. Isso ocorreu comigo apenas uma vez, em uma cena específica da história.
  • Algumas missões secundárias têm problemas com o sistema de GPS. Elas aparecem no mapa, mas não é possível selecioná-la, porém, em todos os casos comigo, ir até o ponto marcado (mesmo sem GPS), me permitiu iniciar e completar a missão normalmente.
  • Algumas missões são divididas em múltiplas partes e as vezes, por algum erro, a segunda parte da missão não começa. Esse caso ocorreu comigo em apenas uma missão secundária. Não há solução oficial, eu consegui completar a missão após fazer pesquisas na internet de como resolver o problema e uma das sugestões funcionou.
  • Um outro caso envolvendo missão secundária ocorreu em uma missão onde era necessário matar um NPC, pegar o item de uma caixa e ler seu conteúdo. Durante a missão eu acabei pegando o item e lendo e só depois matei o NPC. Isso fez com que a missão travesse pedindo que eu lesse o conteúdo, mas como já estava lido a missão não concluía. De acordo com a CDPR isso foi corrigido, mas como eu já havia concluído a missão quando isso ocorreu, não pude confirmar.
  • Às vezes, sem explicação aparente, os personagens do jogo ficam sem voz. O jogo permanece com sons de carros, tiros, música, mas as vozes desaparecem. Nas minhas experiências recarregar o save resolve na maioria das vezes, mas em alguns casos precisei fechar e abrir o jogo novamente para que as vozes voltassem.
  • Também teve um caso, esse mais raro, que após trocar de carro muitas vezes os veículos pararam de fazer som de aceleração. Todo o resto funcionava, inclusive vozes, mas os carros não tinham mais som de motor.

Esses foram os bugs e problema que encontrei no jogo durante a minha game play de Cyberpunk 2077 no Xbox Series S. Agora vamos a conclusão.

Conclusão

Cyberpunk 2077 trás uma história linear onde poucas escolhas influenciam o rumo da história principal. Algumas escolhas podem afetar o destino de alguns NPCs e até mesmo o desenrolar de algumas missões, mas a história acaba sempre voltando para o lugar. Os elementos do RPG original estão presentes no jogo eletrônico, mas o foco de Cyberpunk 2077 é mesmo na ação, onde oferece uma grande variedade de armas de fogo e armas brancas. O jogo apresentou uma série de bugs e problemas durante a minha gameplay, mas apenas em 1 dos casos, o bug impactou diretamente meu progresso na história, os demais ocorreram durante a exploração do mundo ou em missões secundárias.

Agora é com você! Como foi sua experiência com Cyberpunk 2077? Em qual plataforma você jogou? Enfrentou algum problema?! Compartilha aqui nos comentários.

Agradeço a todos que ficaram até aqui, espero que tenham gostado e até a próxima review.