Introdução
Em dezembro de 2019, durante a The Game Awards, a Ninja Theory e a Xbox Game Studios anunciaram Senua's Saga: Hellblade 2 como primeiro título do mais novo console da Microsoft, o recém anunciado Xbox Series X.
Foram 5 anos de espera entre o anúncio e o aguardado lançamento do game em 21 de maio de 2024 e a espera valeu a pena.
Hellblade 2 trouxe gráficos impressionantes, nunca antes visto na indústria, em especial nos consoles, mas as surpresas não param por aí.
Além dos gráficos de ponta, Hellblade 2 conseguiu evoluir em todos os pontos do seu predecessor; puzzles elaborados, ambientes tão detalhados que em alguns momentos me confundi achando se tratar de uma cutscene.
O áudio do jogo é outro ponto que merece destaque, com um áudio 3D que mais uma vez foi aplicado com perfeição, adicionando bastante à imersão do jogo.
Combate
O combate em Hellblade 2 é um pouco diferente do que vimos no primeiro jogo, porém, ainda assim me pareceu uma evolução.
Enquanto no primeiro jogo lutamos contra múltiplos inimigos simultaneamente, Hellblade 2 foca no combate 1 contra 1, entretanto, a mecânica ganhou mais profundidade, como a necessidade de uma precisão maior nos movimentos para evitar ser atingido; um simples deslize poderia fazer com que Senua levasse uma série de golpes pesados dos inimigos.
Além disse, o jogo conta com uma variedade maior de inimigos e eles são mais inteligentes também, fazendo com o que os golpes tenham que ser pensados; agir de forma descuidada certamente causará a morte de Senua.
Puzzles
Os quebra-cabeças encontrados em Hellblade 2 são menos complexos quando comparados ao seu antecessor, mas são bem pensados e inteligentes, além de se conectarem bem com a proposta do jogo e com a história que está sendo contada.
Existem alguns tipos diferentes de puzzle, uns que se resolvem mais rapidamente e outros mais longos que necessitam de um pouco mais de calma e planejamento para serem resolvidos.
A quantidade de puzzles também foi bem diversificada, com sessões mais longas e outras mais curtas, ocorrendo geralmente entre batalhas.
Gigantes
Durante sua jornada, Senua enfrenta diversos inimigos, dentre eles, alguns gigantes. As batalhas contra os gigantes são um show a parte e um exemplo de como belos gráficos podem ser usados não apenas como showcase visual, mas de forma útil para a gameplay.
O jogo utiliza Ray Tracing para as sombras e reflexos, e esses recursos, em especial as sombras, ajudam diversas vez durante as batalhas contra os gigantes, indicando potenciais perigos, não de forma intencional, mas de forma natural e realista.
Companheiros (NPC)
Durante a jornada de Senua ela encontra 3 companheiros que a ajudarão a chegar ao seu destino, seguindo sua liderança. Os personagens apresentados no jogo são profundos e tem seus próprios conflitos internos, que se entrelaçam com os objetivos e conflitos da protagonista.
Críticas
O único ponto negativo fica por conta do último objetivo, a batalha final.
O boss final se encaixa bem com a história e com a saúde mental de Senua no momento da batalha, porém, a luta não teve aquele ar épico apresentado no primeiro jogo, e acaba sendo mais simples que as dos chefes enfrentados durante a campanha.
Conclusão
Hellblade 2 é um jogo espetacular, onde cada ponto foi desenvolvido com o devido cuidado e polimento que a franquia merece. Desde os gráficos, até a atuação excepcional de Melina e seus companheiros que deram vida ao universo de Senua.
O boss final é apenas uma gota no meio de uma tempestade que coisas boas e não diminui em nada o brilho de Hellblade 2, que é uma verdadeira obra de arte.