Uma das grandes surpresas da conferência do Xbox desse ano foi a aparição de ninguém menos que Hideo Kojima, para anunciar seu mais novo jogo em parceria com a Xbox Game Studios.
Durante sua fala, Kojima disse estar empolgado com o novo trabalho, e que era algo que ele sempre quis fazer. Apesar disso, mais detalhes sobre o jogo não foram revelados. E é aí que entra o vazamento publicado pelo jornalista Tom Henderson.
No dia 8 de junho, Tom publicou no site Try Hard Guides (em inglês) um artigo onde afirmou que Hideo Kojima estava trabalhando em um novo título chamado Overdose, e que havia recebido um vídeo mostrando um pouco da gameplay do jogo. Pouco tempo depois, a Kojima productions pediu para que a matéria fosse tirada do ar, mas o site recusou a remoção.
No dia 14 de junho, dois dias após a conferência do Xbox, Tom voltou a falar sobre o projeto, e disse que Overdose é quase certo o projeto de Kojima para a Xbox Game Studios (em inglês), e seria um projeto cancelado de Kojima para o Google Stadia.
Cancelamento no Stadia
Em fevereiro de 2021, um artigo da VGC (em inglês) afirmou que a Google havia cancelado em 2020 diversos jogos do Stadia, incluindo um jogo de terror que seria feito por Kojima, a Google negou as afirmaçõs.
Porém, em Maio de 2020, Kojima fez uma declaração (em japonês) dizendo que: “Estava irritado, pois um grande projeto seu havia sido cancelado”, o que encaixa com a matéria feita pela VGC, que dizia que a Google havia cancelado o projeto de Kojima em 2020.
O que intrigou Tom, é que a gameplay recebida por ele no dia 08 de Junho era do início de 2022 e estava rodando em um smartphone que parecia ser um Google Pixel.
A conexão não parece ser coincidência, já que o Stadia da Google é um serviço de streaming de jogos e Kojima afirmou categoricamente que sua parceria com a Xbox Game Studios utilizará a tecnologia de nuvem da Microsoft.
Em resumo, tudo indica que o projeto cancelado pela Google em 2020 é Overdose, que foi assumido pela Microsoft após a empresa de Mountain View recusar a proposta de Kojima.