No ano passado (2022), a Bethesda atendeu ao pedido dos fãs que clamavam por gameplay de Starfield com um vídeo de 15 minutos, mostrando vários aspectos de Starfield.
Agora, em 2023, no dia 11 de junho, a empresa foi além e trouxe um vídeo aprofundado de 45 minutos contando muito do que Starfield tem a oferecer, e eu digo muito, porque 45 minutos não foi o suficiente para mostrar toda a imensidão desse novo universo da Bethesda, mas foi o suficiente pra colocar o hype lá em cima e apresentar em detalhes como as principais mecânicas do jogo vão funcionar.
Neste artigo vamos destrinchar cada um desses aspectos e analisar o que podemos esperar do novo RPG da Bethesda.
Starfield é um RPG
O vídeo de Starfield começa deixando claro que o game é um verdadeiro RPG da Bethesda, mas que dessa vez não se restringe a um mundo, mas sim a milhares (literalmente).
Com mais de 1000 planetas espalhados pelos mais variados sistemas e galáxias, Starfield apresenta o maior mundo construído pela Bethesda até hoje e tudo isso estará disponível para o jogador explorar da maneira que preferir.
Suas escolhas são essenciais em Starfield, e a quantidade de opções de customização impressiona, personagens, naves, armas, habilidades, tudo personalizável para permitir uma experiência única a cada jogador.
Construção de personagem
A customização de personagens em Starfield é a mais profunda de todos os jogos da empresa, e ainda assim, Todd Howard afirma que é a mais simples de utilizar.
Você começa selecionando um personagem pré-definido dentre uma grande lista de funcionários da Constelação e customiza a partir dele.
Uma vez escolhido o personagem você pode modificá-lo a vontade para ficar da maneira que você deseja.
Além da aparência, será possível customizar também a personalidade do seu personagem, incluindo sua história de origem. Além disso, o jogador também poderá customizar os traços do personagens se quiser, dando a ele características que trazem vantagens e desvantagens.
A personalidade do personagem não será apenas de enfeite, ela irá definir como ele irá crescer e se desenvolver no decorrer da história. E dependendo de certos traços será possível até mesmo evitar combates com certos grupos.
Combate
A vídeo aprofundado apresentou uma grande variedade de elementos de combate, incluindo o combate direto com armas de foto, combate por stealth e até mesmo combate com os punhos.
O jogo permitirá ao jogador experienciar a aventura do seu próprio jeito, com uma grande variedade de opções de como se aproximar de um combate.
Foram apresentados momentos onde o personagem usa o combate furtivo entrando por dutos de ventilação, em outros momentos tivemos combates com armas de foto e uso de boost packs e explosivos para combate aéreo, e tivemos até mesmo uma demonstração de uma habilidade diplomática, que permite evitar certos confrontos.
Árvore de Habilidades
A árvore de habilidades é extensa, com diversas opções para evoluir. E conta com um sistema semelhante aos vistos em outros RPGs da produtora.
As habilidades são divididas em categorias como habilidades sociais e de combate, por exemplo. Novas habilidades são desbloqueadas conforme o jogador sobe de nível.
Além disso, existe ainda o ranqueamento de habilidades, que evoluem conforme o jogador as utiliza. Quanto mais você usa uma habilidade, melhor ela vai ficando.
Exploração
Um dos focos de Starfield está na exploração espacial. Seja para minerar recursos ou lutar contra piratas, a exploração de planetas é parte do que chama a atenção em Starfield.
O jogo começa levando o jogador até New Atlantis, a cidade que dá início a aventura do jogador na história.
New Atlantis fica localizada no planeta Jemison, do sistema Alpha Centauri, mas esse não é o único planeta explorável no sistema.
É nessa cidade que fica localizada a Constelação, um grupo de aliados cujo o objetivo é desvendar os mistérios do universo. A líder da constelação é Sarah Morgan, que tem seu passado ligado as forças militares, além de ser especialista em astrodinâmica.
Além do planeta Jemison, Starfield conta com galáxias inteiras e mais de 1000 planetas para explorar.
Construindo Bases
Dentro desses planetas o jogador poderá extrair recursos, conhecer outras formas de vida e até mesmo construir bases que funcionarão, nas palavras de Todd Howard, como casas longe de casa.
A construção de bases também é bastante customizável, e é possível construí-las como e onde quiser. Também será possível contratar pessoas que você conheceu para manter sua base em funcionamento enquanto você estiver longe.
Customização de armas
O jogo conta ainda com um sistema de construção de itens e armas que poderão ser criados a partir dos recursos obtidos durante as explorações.
Customização de Naves
E não para por aí, para explorar um universo tão grande é preciso utilizar sua nave espacial, e sim, ela também é totalmente customizável.
É possível configurar o layout da nave da maneira que você preferir, são centenas de opções com módulos de fabricantes diferentes que podem ser usados nas mais diversas combinações.
É possível construir naves de todas as formas e com diversos tipos diferentes de compartimentos, que não apenas mudam o visual da sua nave, mas também o que você pode fazer dentro dela.
Você pode voar com sua nave não apenas para viajar entre planetas, mas também para entrar em combates espaciais, que podem ser jogados em 1ª ou 3ª pessoa.
O combate espacial conta ainda com um sistema de alocação de energia que adicionada uma dinâmica a mais, permitindo ao jogador direcionar a energia da nave para as armas para um maior dano, ou para os motores gravitacionais para reduzir o tempo de espera para uma viagem espacial.
Além disso, ao destruir naves inimigas você pode coletar itens em meio aos destroços de dentro da cabine da sua nave. E se você optar por um combate mais direto, isso também é possível; o jogador pode se acoplar a nave do inimigo, matar a tripulação e tomar a nave. Tendo feito isso, a nave é sua, e você poderá utilizá-la sempre que quiser.
Opção não vai faltar pra quem quiser curtir a exploração e o combate espacial.
Conclusão
Starfield está chegando com tudo, pronto para se tornar um verdadeiro sucesso. A gameplay mostrada deixou claro quão profundo e imersivo será o jogo, permitindo ao jogador controlar diversos aspectos da sua aventura.
O jogo terá seu acesso antecipado liberado para os jogadores que optaram pela versão premium no dia 1º de setembro, e chegará 5 dias depois para os demais jogadores que compraram o jogo e para assinantes do Xbox Game Pass.
Starfield chega no dia 6 de setembro de 2023 no Xbox Series X|S e no PC, prontos para a aventura?
For All, Into The Starfield!