Junho é um mês bastante movimentado na indústria de jogos, e nesse ano não foi diferente. Durante a conferência da Xbox e Bethesda 2022 tivemos várias surpresas como Persona no Xbox, a parceria de Kojima com a XGS e é claro, Starfield.
Após diversos pedidos de jogadores por uma gameplay do jogo a Bethesda atendeu aos pedidos e não decepcionou, foram 15 minutos mostrando cada aspecto de Starfield.
Neste artigo vamos destrinchar cada um desses aspectos e analisar o que podemos esperar do novo RPG da Bethesda.
Starfield é um RPG
Logo após a conferência, foi possível ver as mais diversas comparações de Starfield com outros jogos como No Man’s Sky. E não foram apenas jogadores, mas até alguns portais de jogos fizeram essa comparação.
Apesar das semelhanças em algumas cenas existe uma diferença entre esses títulos. No Man’s Sky é um jogo de exploração e sobrevivência, enquanto Starfield se trata de um RPG.
O foco de Starfield é permitir ao jogador viver sua própria aventura no espaço da maneira que preferir, seja vivendo em cidades, participando de combates espaciais, ou explorando outros mundos.
Starfield contará com uma campanha de 40 horas de duração e vai girar em torno das escolhas feitas pelo jogador. As possiblidades de escolha serão ainda maiores que nos jogos anteriores, já que Starfield conta com mais que o dobro da quantidade de diálogo disponível em Skyrim.
Construção de personagem
Como todo bom RPG, a história começa com a criação do seu personagem. A Bethesda confirmou que esse é seu sistema de criação de personagem mais customizável, permitindo ao jogador ajustar cada parte do personagem.
Durante o vídeo é possível ver um grande nível de detalhamento na construção do personagem, que vai desde a estrutura do corpo até o modo de andar.
E você poderá ver essa aparência em ação, já que o jogo terá opção de jogar em primeira ou terceira pessoa, com exceção dos diálogos, que serão sempre em primeira pessoa.
Além da aparência, o jogador pode customizar a personalidade do seu personagem. É possível definir o seu passado, assim como alguns traços que trarão consigo vantagens e desvantagens.
De acordo com a Bethesda a personalidade do personagem não será apenas de enfeite, e irá definir como ele irá crescer e se desenvolver no decorrer da história.
Combate
A gameplay do jogo mostrou diversas cenas de combate contra piratas espaciais e diferentes tipos de armas sendo utilizadas.
Em uma das cenas o jogador combatia os piratas sozinho, já em outras ele tinha ajuda de outros personagens.
Também é possível ver inimigos utilizando elementos do cenário para se proteger, mas ainda não ficou claro se o jogador poderá fazer o mesmo.
Além do combate contra inimigos humanos, também foi mostrado um pouco do combate contra outros tipos de criaturas.
Árvore de Habilidades
A árvore de habilidades é extensa, com diversas opções para evoluir. E conta com um sistema semelhante aos vistos em outros RPGs da produtora.
As habilidades são divididas em categorias como habilidades sociais e de combate, por exemplo. Novas habilidades são desbloqueada conforme o jogador sobe de nível.
Além disso, existe ainda o ranqueamento de habilidades, que evoluem conforme o jogador as utiliza. Quanto mais você usa uma habilidade, melhor ela vai ficando.
Exploração
Um dos focos de Starfield está na exploração. Seja para minerar recursos ou lutar contra piratas espaciais, a exploração de planetas é parte do que chama a atenção em Starfield.
O jogo começa levando o jogador até New Atlantis, a cidade que dá início a aventura do jogador na história.
New Atlantis fica localizada no planeta Jemison, do sistema Alpha Centauri, mas esse não é o único planeta explorável no sistema.
E esse não é o único sistema, são centenas deles, totalizando mais de 1000 planetas, e o jogador poderá visitar cada um deles.
Dentro desses planetas o jogador poderá extrair recursos, conhecer outras formas de vida e até mesmo construir bases que funcionarão, nas palavras de Todd Howard, como casas longe de casa.
A construção de bases também é bastante customizável, e é possível construí-las como e onde quiser. Também será possível contratar pessoas que você conheceu para manter sua base em funcionamento enquanto você estiver longe.
O jogo conta ainda com um sistema de construção de itens e armas que poderão ser criados a partir dos recursos obtidos durante as explorações.
E não para por aí, para explorar um universo tão grande é preciso utilizar sua nave espacial, e sim, ela também é totalmente customizável.
É possível configurar o layout da nave da maneira que você preferir, são centenas de opções com módulos de fabricantes diferentes que podem ser usados nas mais diversas combinações.
Além do visual, será possível customizar também a performance da nave, podendo escolher o motor, escudos e sistemas de armas.
E toda essa customização da sua nave não é a toa, você poderá pilotá-la.
Você pode voar com sua nave não apenas para viajar entre planetas, mas também para engajar em combates espaciais, que podem ser jogados em 1ª ou 3ª pessoa.
As cenas de combate foram poucas, mas mostraram bem como irá funcionar essa parte de jogo.
Conclusão
Starfield parece estar no caminho certo para se tornar um verdadeiro sucesso. A gameplay mostrada deixou claro quão profundo e imersivo será o jogo, permitindo ao jogador controlar diversos aspectos da sua aventura.
Claro que ainda existem melhorias a serem feitas, como a IA dos inimigos e a performance vista no vídeo do gameplay, mas esses são pontos que os desenvolvedores devem corrigir até o lançamento, já que de acordo com Todd Howard, Starfield está recebendo os toques finais, ou seja, otimizações e polimento da experiência de jogo.
Starfield está previsto para chegar na primeira metade de 2023 no Xbox Series X|S e no PC, e estará disponível no dia do seu lançamento no Game Pass.